
SOBRE
Alexandre Andrés é violonista, flautista, cantor e compositor mineiro. Possui oito CDs próprios, intitulados “Agualuz” (2008), “Macaxeira Fields” (2012), “Olhe bem as montanhas” (2014), ambos em parceria com o poeta mineiro Bernardo Maranhão, “Haru” (2017), "Macieiras" (2018), “Rã” (2019) e “Luar Total” (2025). Ao longo de sua carreira, Alexandre Andrés já se apresentou com nomes de peso, como Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal, Grupo Uakti, André Mehmari, Mônica Salmaso, Tatiana Parra, Chico Pinheiro, Ná Ozzetti, Sérgio Santos, Neilor Proveta, Léa Freire dentre outros importantes músicos brasileiros e de fora do país.
Andrés já ganhou importantes prêmios como “Natura Musical 2009”, “Música Minas 2010”, “Melhor disco de música brasileira no Japão” pela Latino Magazine, em 2013 e 2019 (Macaxeira Fields e Rã, respectivamente), “Meio de Campo – Egberto Gismonti + Alexandre Andrés” e os prêmios "BDMG Instrumental" em 2009 e 2015. Em setembro de 2017, juntamente com o pianista e compositor Rafael Martini, realizou uma turnê pelo Japão com shows em Kyoto, Okayama e Tóquio. No ano de 2020, foi selecionado em primeiro lugar pelo projeto Arte em casa, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, com sua música ‘Menino’, parceria com o poeta Bernardo Maranhão. No mesmo ano, participou do Festival de Inverno da UFMG junto a Mônica Salmaso, tocando a mesma canção ‘Menino’, fazendo dueto com a cantora paulista em sua programação ‘Ô de casa’.
Além dessas duas apresentações, Andrés realizou uma live/workshop para uma plataforma de música do Japão, apresentando um pouco de sua trajetória e tocando algumas canções, realizou uma live sobre produção musical para o IMHA, (Instituto Maria Helena Andrés), realizou lives nas redes sociais, lançou materiais audiovisuais em suas plataformas de vídeo etc. Em 2021 participou como flautista da faixa “Meu Côco”, do disco homônimo, de Caetano Veloso. No mesmo ano produziu (gravou e mixou) álbuns de artistas como Cristian Budu, Artur Andrés, Thiago Almeida, Pedro Gomes, dentre outros. Produziu e tocou a estreia do projeto Orquestra Ouro Preto e Artur Andrés (Uakti), no mês de dezembro. Produziu e lançou o DuoFoz, de Natália Mitre e PC Guimarães, gravou e participou do lançamento do álbum duplo, AHO-AHA, de Gustavito Amaral, dentre outras importantes atuações. Em 2022 o artista tocou junto ao Duo Foz e Léa Freire no Sesc Consolação, pelo Instrumental Sesc, parceria do BDMG Cultural com o SESC-SP.
Atuou como produtor musical gravando álbuns de Thiago Almeida, Rafael Calaça, Raphael Gimenes, Rafael Perrota, bem como o importante festival de música “Artes Vertentes”, em Tiradentes, 2021-2024. Em 2022 e 2023 produziu o disco de Léa Freire junto a músicos de Minas Gerais, gravou o disco “Entre Luas” de Tatiana Parra e Erika Ribeiro, atuou como engenheiro assistente da gravação da ópera “Auto da Compadecida” da Orquestra Ouro Preto, dentre inúmeros outros feitos. Em 2023 lançou seu vinil "Macaxeira Fields" celebrando 10 anos do lançamento desse que é seu segundo álbum, com shows em BH (Sesi Minas) e Tiradentes (Artes Vertentes). Em 2024 e 2025 tocou junto a artistas como Rafael Martini, Luiz Gabriel Lopes e Arthur Rezende.
Discografia
Luar Total (2025)
Alexandre Andrés
Produzido por Alexandre Andrés
Gravado, editado e mixado por Alexandre Andrés no Estúdio Macieiras entre Novembro de 2024 e Março de 2025
Masterizado por Fernando Delgado
Rã Ao Vivo (2020)
Alexandre Andrés, André Mehmari e Bernardo Maranhão
Haru (2017)
Alexandre Andrés, Rafael Martini
Alexandre Andrés - Voz, Violão e Flautas
Rafael Martini - Voz, Synth, Pianos Acústico e Elétrico
Produzido por Alexandre Andrés e Rafael Martini
Gravado nos estúdios Fazenda das Macieiras, Motor e Saliña por Alexandre Andrés e Rafael Martini
Mixagem: Igor Ferreira
Masterização: César Santos
Olhe Bem as Montanhas (2014)
Alexandre Andrés
Gravado no Estúdio Fazenda das Macieiras em Entre Rios de Minas, MG
Mixado e Masterizado no Estúdio304 - MG
Masterizado na Classic Master SP
Direção Musical: Alexandre Andrés
Produção Executiva: Artur Andrés e Regina Amaral
Gravação e Mixagem: Chico Neves
Assistente de Gravação: Pedro Carneiro
Masterização: Carlos Freitas






